quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

hapadinha se prepara para o maior Reveillon do Baixo Parnaíba..


Está chegando a hora da grande festa da virada de ano na Praça Irineu Veras Galvão (Praça do Povo). O prefeito Magno Bacelar anunciou a banda Calcinha Preta como atração principal do evento organizado pela Prefeitura de Chapadinha, que ainda terá o sorteio de vários prêmios, entre os quais duas motos 0 km. 
Locais das urnas para depositar o seu cupom do sorteio,na festa do Reveillon Feliz Demais!
A programação começará às 20h e deverá atrair público de várias cidades da região. “Estamos organizando mais uma festa para o povo se divertir em paz e receber o ano novo com muita alegria”, anuncia o prefeito lembrando que os sorteados devem estar presentes para receber os prêmios imediatamente.


Venha você também curtir o Reveillon Feliz Demais!

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

HOMEM DE 29 ANOS SE SUICIDA

Um homem de 29 anos morador do povoado Bacuri conhecido como Francisco neto. O povoado fica próximo a Cidade de São Benedito do Rio Preto. Ele se suicidou nesta segunda feira 25/12/2017 as 16:30 em sua própria residência com uma espingarda bate-bucha, sua esposa desesperada pedia pra ele não fazer nenhum mal com ele mesmo, mas determinado a se suicida falou pra ela se ela,  mais uma vez tentasse impedi-lo ele matava ela. Nesse momento ela virou-se e ia saindo do local porque ele tinha mandado ela sair foi quando ela ouviu o tiro, nesse momento ela entrou em desespero saiu correndo pra casa da mão do homem que fica bem próximo quando  ela chegou lá contou tudo que tinha a acontecido e a família veio fecharam a casa e comunicaram a policia milita  o cabo Leomar e o soldado fernado  com uma equipe da saúde se deslocaram rapidamente até ao povoado chegando ao local onde foi constatado que ali ouvi um suicídio. 
A família não sabem explicar o motivo do incidente que ocorreu a penas informaram que a dias ele vinha falando que ia se matar fica ai o mistério.
esse já é o segundo suicídio na família o outro foi o ano passado.


 

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Pais podem ajudar os filhos na preparação para o Enem; saiba como





1 – Sem pressão

Todos pais querem que seus filhos tenham bom resultado no Enem, claro. O problema é que muitas vezes essa preocupação pode tomar a forma de uma pressão exagerada, o que faz com que muitos estudantes se sintam sufocados. Troque a cobrança por estímulo e incentivo.

2 – Respeite as escolhas

Um conflito comum nessa fase da vida é com relação a qual profissão seguir. Muitas vezes a família quer que os estudante busque uma carreira de prestígio, que siga os passos do pai ou da mãe, ou que garanta ganhos financeiros altos. Porém, é necessário dialogar para saber qual o desejo dos filhos e apoiá-los, para que não se frustrem no futuro.

3 – Respeite o tempo do estudante

Na tentativa de ajudar, alguns familiares determinam horários de estudo e querem ver sempre os filhos com um livro nas mãos. Isso, ao invés de ajudar, atrapalha, já que cada um captura o conhecimento de forma diferente. Então, você até pode dar uma fiscalizada, se propor a ajudar na elaboração de um cronograma, mas é necessário entender qual a melhor forma para cada um se preparar para as provas.

4 – Mostre disposição para ajudar

Além de apoiar e respeitar as decisões dos filhos, os pais devem se mostrar disponíveis para ajudar nos estudos. Tirar dúvidas sobre algum conteúdo que o pai ou a mãe tenham domínio, revisar junto, dar apoio caso o estudante queira fazer um cursinho são atitudes que podem fazer diferença. Ou simplesmente servir de ombro amigo nos momentos em que o filho precisa desabafar.
5 – Dê apoio emocional
Os estudantes sentem uma grande pressão durante a preparação para o Enem, seja de outros colegas e amigos, da família, professores ou deles próprios. Afinal, essa fase pode determinar o resto de suas vidas. Estar disponível para aliviar os dilemas emocionais, as dúvidas que muitos têm sobre se conseguirão passar, pode fazer bastante diferença em uma boa preparação. Ouça seus desabafos, incentive-os, mostre que acredita no potencial dos filhos e passe confiança.

6 – Ajude na alimentação

Esse já é um papel que muitos pais fazem e, na época de estudos, pode fazer ainda mais diferença. Sem pressionar, tente organizar uma rotina de alimentação saudável para que os filhos não deixem as refeições de lado por estarem estudando demais. Comer corretamente ajuda a dar forças para que eles consigam se concentrar nos conteúdos.

7 – Nem tudo é estudo

Passar horas a fio com a cara enfiada nos livros, sem descanso, pode atrapalhar muito mais do que ajudar na preparação para o Enem. Chega um momento em que o conteúdo simplesmente não é mais absorvido, devido ao cansaço. Proporcione momentos de lazer aos filhos como uma saída ao cinema, uma pausa para o vídeo game e encontros com os amigos. Isso ajuda-os a descontrair e reduz a pressão.

8 - Esteja sempre presente

O objetivo é o Enem, mas existem outras opções, como os vestibulares de instituições privadas. Você ainda pode dar apoio ajudando-o com as mensalidades. Para isso há alternativas como as bolsas de estudo fornecidas pelo Educa Mais Brasil, que concede descontos de até 70% nos cursos em mais de 18 mil instituições parceiras. Acesse o site www.educamaisbrasil.com.br para mais informações.

HOMEM TENTA SUICIDIO

Homem de 50 anos conhecido como messias Silva Carvalho morador do Bairro Trizidela, na madrugada do dia 09 /11 /2017 tentou se suicidar-se, deferindo um golpe em seu pescoço com uma faca.
O mesmo sangrou muito, sua irmã sentindo sua falta foi ate sua residência por volta das 9:00 da manhã, e se deparou com ele deitado em uma rede, todo ensanguentado e com uma faca na mão. há mesma  acionou a policia milita que esteve presente no local onde encontraram a arma e um papel escrito: “eu nunca toquei o dedo em ninguém e não sou estuprador e peço  desculpa para os meus irmãos”.  Falou a vitima.
A vitima foi levado ao hospital as pressas onde recebeu os primeiros atendimentos pelo medico que estava de plantão, e já esta fora de perigo. A família não soube informa o motivo da tentativa do suicídio.

Mas falaram que ele há dias andava triste. 

O PREFEITO Dr. MAURICIO FERNANDES LANÇOU NESSA QUARTA FEIRA O PROJETO ESOLA EM TEMPO INTREGAL






Nessa quarta feira do dia 08/11/2017 o prefeito Dr. Mauricio Fernandes lançou o projeto escola tempo integral de ensino fundamental em São Benedito do Rio Preto é uma parceria com a prefeitura e o IEMA através do governador Flávio Dino.
É um sonho, e há muito tempo agente vem trabalhando para que esse sonho seja realizado, que a partir do próximo ano agente esteja com essa escola em pleno funcionamento para que a gente possa realmente  da um  grande avanço na educação do nosso município.

As aulas serão realizadas na Escola Domingos Mesquita, mas antes a escola vai passar por uma serie de reforma, e  adaptação. Para que possa efetivamente funcionar uma escola em tempo integral com toda qualidade para os alunos.  

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

ANIVERSARIO DE DAVI COM O TEMA A FAZENDINHA

 A aconteceu no ultimo fim de mana, que DAVI  filho do vereador negote e de marina fez uma pequena grande festa de aniversario em comemoração seus dois aninho de idade, com o tema a fazendinha e realizada em sua residência bairro Trizidela São Benedito do Rio Preto
Esteve presente na festa alguns ilustre convidados, o prefeito Dr. Maurcio,  secretario de cultura Fábio carneiro e o pastor Raimundo nonato que veio acompanhado de sua esposa Sandra Lima da 1º Igreja Batista Nova Aliança e os demais convidados Do aniversariante.


Mensagem do pai e mãe:Você não sabe mesmo o que você significa para mim. Seu sorriso, suas risadinhas me fazem tão feliz! É super divertido ter você em minha vida!

Você é um anjo enviado para nós. E agora você faz parte do nosso coração. Nós amamos você, baby!

As estrelas estão brilhando só para você, porque elas sabem que você é uma estrela também. Feliz Aniversário!





terça-feira, 10 de outubro de 2017

2ª ENCONTRO DE BANDAS E FANFARRAS

Neste ultimo final de semana aconteceu o 2ª encontro de bandas e fanfarras
Promovido pelo centro de ensino Prof. Luiz pinho Rodrigues.
Organização: Aldéci  frazão  (diretora da escola) e Ronald Santo.
Início as 17:00 hrs em concentração na Rodoviária \ Bairro Trizidela em cortejo pela av. general Almir mesquita Júnior, com o encerramento em frente desta entidade (apresentação de todas as corporações musicais  presente).
1ª fanfarra prof. Antônia Monteles – escola Carolina Mesquita.
“Fanfarra de percussão”
Regente: Prof. Filho Aguiar
2º Banda marcial José Soeiro – sec. Municipal de cultura – S. B.R. P.
Regentes: Prof. Boris Carvalho e prof. Jairo Araújo
3ª Banda marcial Eronildes Araújo Viana Santos – Escola Marcos Carlos de Mesquita
“Banda de percussão”
Regente: Filipe Fonseca _________ coreografa: Alexandre Mesquita.
4ª Banda marcial prof. Luiz Pinho Rodrigues
Regentes: prof. Déco Araújo,  prof. Fabio Dutra ____coreografo: Ronald Santos
5ª Banda marcial Leônidas Pereira de Caldas a Focos
Regente: Prof. Dourado.
Essas foram as 5 bandas que se a presentaram e deram show de  cores e apresentação.

Cada uma das banda receberam um troféu e esteve presente no evento a vereadora Nayra e secretario de cultura Fabio carneiro.













terça-feira, 20 de junho de 2017

ROSÁRIO/MA – Homem é encontrado morto e amarrado com vários tiros no corpo





Wellington dos Santos Veras, vulgo “Cadela”.
 Populares encontraram um corpo amarrado e com perfurações de bala no início da manhã de domingo (18), na estrada da jazida de areia do povoado São Simão, onde a policia militar foi acionada. Testemunhas relataram que Wellington dos Santos Veras era morador do povoado Prata.
No local segundo populares, comentavam que por volta das 03:00hs da manhã, quatro elementos em um veiculo, foram na casa do indivíduo no povoado Prata, bateram  na porta informando que eram da policia, sendo que o mesmo não abriu a porta.
Logo em seguida os indivíduos arrombaram a porta e o tiraram de dentro de casa, colocando-o dentro do veiculo. A motocicleta da vítima teria sido levado na ocasião. O corpo foi encontrado com as mãos amaradas e com perfurações na cabeça e costa.

Diálogo é a solução para a crise

O tempo parece passar cada vez mais rápido. Mal começou o ano e já estamos às portas do segundo semestre. Isso talvez se explique pela enorme quantidade de acontecimentos e a velocidade com que eles se sucedem. Em um único semestre enfrentamos muitas batalhas simultâneas. Sem ter tempo de vencer a primeira, a outra já se apresentava. Mais que nunca, ter coerência e procurar se conectar aos interesses reais da população é a única saída para que um parlamentar possa se considerar representante da sociedade.

Na Câmara, iniciamos 2017 analisando uma reforma trabalhista que retira direitos históricos dos trabalhadores. Em pleno debate sobre ela, fomos surpreendidos por um projeto de terceirização antigo e ainda mais danoso que o rejeitado em 2016 e por uma proposta de reforma da Previdência que ameaça o sonho de aposentadoria de todos os brasileiros. Em meio a tudo isso, o País foi sacudido por graves denúncias envolvendo o Presidente da República.

Infelizmente, a lei da terceirização foi aprovada, a reforma trabalhista segue a passos largos no Senado, a reforma da Previdência é um fantasma que ainda não foi afastado e, apesar de 14 pedidos de impeachment já apresentados, as denúncias contra o presidente seguem no limbo. Não é de causar espanto que, diante desse quadro, as pessoas se mostrem céticas quanto à solução dos problemas, desesperançadas e até descrentes dos políticos. Mas a solução é política. É no campo dela, com o exercício democrático do diálogo e da superação das divergências em nome do bem comum, que vamos encontrar a saída para a crise.

Continua...

Há bons e maus políticos, como há bons e maus em qualquer campo de atuação. Na política, mais que em qualquer área, o julgamento desses valores cabe ao povo. É com o voto que o eleitor decide quem o representa, quem defende os seus direitos, quem executará políticas públicas, no caso do Executivo, ou votará do modo como ele mesmo votaria, no caso do Legislativo.

Diante das denúncias contra o presidente Michel Temer, o correto é a realização de eleições diretas para que o povo diga qual rumo quer para o Brasil. De qualquer modo, isso ocorrerá em 2018. Até lá, precisamos nos guiar pelo que foi dito nas urnas em 2014 e fazer valer a vontade popular de ter um estado democrático de direito, em que as leis sejam cumpridas, para todos indiscriminadamente, em que o Congresso atue dando respostas efetivas, cumprindo a Constituição, votando leis que sejam boas para os cidadãos e cortando na própria carne, se for necessário.

Como deputado federal eleito pelo Maranhão, líder da Bancada do PDT Weverton Rocha, tenho um lado, que é definido pelas minhas crenças, que sempre foram claras para meus eleitores. Mas acredito no diálogo. E sei que por meio do diálogo que coloca o interesse do Brasil em primeiro lugar, todos os lados vão encontrar um caminho para que o País volte a crescer de forma inclusiva, correta e justa.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Urgente! Corpo de jovem morto a tiros é encontrado em Anapurus.


Na tarde de hoje, segunda-feira (28), foi encontrado um corpo executado com pelo menos cinco tiros próximo vicinal de Carnaúba município de Anapurus, até o momento o corpo não foi identificado, de acordo com o Sargento Nailton, que foi chamado e registrou a ocorrência. Ainda não há pista da autoria do crime e ninguém foi preso. Policiais não descartam que o crime possa ter sido em outro local...

SÃO LUÍS/MA – AUMENTO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS DEVERÁ SUBIR PARA 3.40 ANUNCIA A PREFEITURA

Reajuste está previsto para acontecer anualmente, em data definida no contrato de licitação do transporte público


A Prefeitura Municipal de São Luís deu início aos preparativos para o anúncio de aumento da passagem de ônibus na capital. O reajuste está previsto no contrato de licitação do transporte público da cidade, assinado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, e os representantes dos consórcios vencedores do certame, no ano passado.
Pelo documento, a tarifa do transporte público coletivo poderá sofrer reajuste por ordem do pedetista, em valor ainda a ser calculado, como forma de recompor o equilíbrio econômico-financeiro do sistema. O dia escolhido entre as partes para que isso ocorra está expresso do próprio documento: a cada 12 meses, considerando-se como data base a data de assinatura do contrato — isto é, a cada dia 22 de julho, para a Viação Primor; e dia 1º de setembro para os consórcios Upaon-Açu, Taguatur-Ratrans-Consórcio Central e Via SL.
Embora à primeira vista a data para o aumento aparente estar distante, o anúncio do novo aumento já começou a ser desenhado.
Desde a metade da semana passada, rodoviários e o sindicato dos motoristas, cobradores e fiscais do transporte coletivo de São Luís disseminam em grupos de WhatsApp e redes sociais uma possível paralisação da categoria, sob a alegação de garantia do reajuste salarial, aumento do valor do ticket alimentação, dentre outros itens.
Já conhecido por quem precisa e anda de ônibus, esse tipo de movimentação ocorre sempre que um aumento na passagem está prestes a ocorrer da gestão de Edivaldo. Foi assim em 2013, quando a ida de estudantes às ruas e a intervenção da promotora Lítia Cavalcanti atrapalharam o que seria o primeiro aumento; novamente em 2014, quando a passagem mais cara subiu para R$ 2,40; outra vez em 2015, quando o pedetista aumentou para R$ 2,80 e foi obrigado a baixar R$ 0,20 após nova pressão de estudantes; e também em 2016, em pleno ano eleitoral, quando elevou sem cerimônia a tarifa para R$ 2,90.
No início de 2017, inclusive, essa estratégia da categoria ameaçar e deflagrar greve para justificar o aumento da tarifa só não deu certo porque a prefeitura, após pressão da população e do deputado estadual Wellington do Curso (PP), pediu socorro ao juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, Douglas Martins. Na própria decisão, porém, o magistrado destacou que, somente naquele período, fora do acordado no contrato de licitação do transporte público para haver aumento, é que os consórcios e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (SET) não poderiam pedir para Edivaldo reajustar a tarifa dos ônibus. Passado esse período, porém, o prefeito poderia ceder ao que acertou com os empresários e promover a recomposição tarifária dos coletivos.
“(…) reconhecendo a inexigibilidade de qualquer reajuste ou recomposição tarifária antes do período de 12 meses a contar da data base, nos termos do contrato, determino aos réus que se abstenham de utilizarem o reajuste/recomposição da tarifa de transporte coletivo como solução do dissídio coletivo com os trabalhadores”, diz trecho da sentença.
Pelo que foi apurado até agora, como a recomposição tarifária tem de ser de acordo com a fórmula descrita no contrato, e se até lá o diesel não aumentar novamente, o reajuste deve ficar em torno de R$ 3,40.
“Temer não tem legitimidade para estar no cargo, foi gravado por Joesley da JBS. O pouco que se escuta nos áudios já dá pra ver como eram as conversas dele na calada da noite, às escondidas, com os corruptores. O Congresso não tem legitimidade para eleger quem deve substituir Temer, a maioria está envolvida em falcatruas, roubalheira”, aponta post dos Jornalistas Livres, que transmitem ao vivo o ato pelas diretas em Copacabana; acompanhe ao vivo.
ACONTECE AGORA – Grande ato por Eleições Diretas Já!
RIO DE JANEIRO, praia de Copacabana.
Temer não tem legitimidade para estar no cargo, foi gravado por Joesley da JBS. O pouco que se escuta nos áudios já dá pra ver como eram as conversas dele na calada da noite, às escondidas, com os corruptores. O Congresso não tem legitimidade para eleger quem deve substituir Temer, a maioria está envolvida em falcatruas, roubalheira, crimes que inclui inclusive tráfico de drogas.
Quem tem que decidir é o povo brasileiro.
Se você estiver no Rio, vai pra Copacabana, vai gritar que é você quem quer decidir o rumo da tua história.
Durante o dia Criolo, Mano Brown, Caetano, Martinália, e vários outros artistas estarão cantando e somando nessa luta pelo teu direito de escolher teu Presidente. Acompanhe aqui AO VIVO, e se estiver por perto, vai pra lá!

Filha de Cunha e Cláudia Cruz, absolvida por Moro, ostenta vida de luxo nas redes

Com quase 30 mil seguidores na rede social, Bárbara ou Babu, seu apelido, ela faz questão de compartilhar inúmeros momentos com o namorado. A mãe coruja sempre comenta as publicações românticas da filha com corações e aplausos.
A filha de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e da jornalista Cláudia Cruz, Bárbara Cruz da Cunha, bomba nas redes sociais com milhares de seguidores, ostentando uma vida de luxo, restaurantes caros, roupas e viagens com o namorado.
Enquanto o pai – “o homem da minha vida”, segundo ela, amarga a vida na cadeia e a mãe responde a processos (ela foi absolvida apenas num dos processos), a estudante de Publicidade e Propaganda de 19 anos se esbalda, ao que tudo indica, com dinheiro de propina arrecadada pelo pai.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

MARCO AURÉLIO INTERROMPE SESSÃO DO STF AO SABER DA DITADURA TEMER

que seja mentira”, disse o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, ao saber que Michel Temer convocou as Forças Armadas por uma semana, praticamente decretando estado de sítio na capital federal; primeiro “presidente” da história do Brasil a ser investigado por corrupção, organização criminosa e obstrução judicial, Temer chamou o Exército depois que 100 mil pessoas ocuparam a Esplanada dos Ministérios para protestar contra as reformas de seu governo ilegítimo, que chegou ao poder por meio de um golpe; no decreto assinado por Temer, rejeitado por 92% dos brasileiros, e pelo general Sergio Etchegoyen, o Exército foi chamado para garantir a lei e a ordem; no entanto, a Ordem dos Advogados do Brasil considera Temer criminoso e pede seu impeachment – iniciativa que tem o apoio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.
“Espero que seja mentira”, disse o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, ao saber que Michel Temer convocou as Forças Armadas por uma semana, praticamente decretando estado de sítio na capital federal.
Primeiro “presidente” da história do Brasil a ser investigado por corrupção, organização criminosa e obstrução judicial, Temer chamou o Exército depois que 100 mil pessoas ocuparam a Esplanada dos Ministérios para protestar contra as reformas de seu governo ilegítimo, que chegou ao poder por meio de um golpe parlamentar, liderado por políticos corruptos.
No decreto assinado por Temer, rejeitado por 92% dos brasileiros, e pelo general Sergio Etchegoyen, o Exército foi chamado para garantir a lei e a ordem.
No entanto, a Ordem dos Advogados do Brasil considera Temer criminoso e pede seu impeachment – iniciativa que tem o apoio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

EX-PREFEITO DE SÃO BENDITO DO RIO PRETO FAZ FESTA

Ex-prefeito de São Benedito do Rio Preto Dr. Creomar Mesquita comemorou  no ultimo dia 20/05/2017 seu aniversario em sua residencia localizada na rua João Sousa centro a companhado de todos seus  amigos e algumas lideranças politicas  o Deputado Levi Pontes de chapadinha e o ex- prefeito de Miranda do Norte Junior Lorenço que agora é candidato a deputado federal.
Onde os mesmo foram apresentados pelo aniversariantes a todos amigos que estavam presente no local, o mesmos deixaram sua mensagem e foram bem aplaudidos.







sábado, 20 de maio de 2017

Esquema do sistema político e intercapitalista do Brasil contemporâneo

A conjuntura política no Brasil contemporâneo é paradoxalmente complexa e simultaneamente simples, porque é relativamente cíclica na superestrutura.

Diversas boas análises estão em curso nesta época online. No caso brasileiro, a crise atual suscita a análise desde o pós-eleições de 2014, embora se saiba que a gênese deste período está em mais amplo processo histórico.

É ainda sempre importante lembrar que o distanciamento temporal de alguns fatos permite uma análise mais totalizante e menos pontual, porém a necessidade de intervenção e ação exige leituras e releituras sobre a conjuntura.

Assim, em resumo pode-se dizer que tem-se hoje um embate político com forte contornos - na sua essência - de uma disputa de classe em meio às diferentes fases do ciclo econômico, entre o boom (expansão) e colapso.

Neste esforço de interpretação, considerando ainda uma leitura mais totalizante da superestrutura dos movimentos do Brasil contemporâneo, cabe interpretações em diversas dimensões. Elas se complementam para ser menos pontual e mais totalizante.

Assim, eu resolvi arriscar uma interpretação, ousando um pouco mais num esquema gráfico que tende sempre em ser de mais fácil interpretação. Assim, denominei o mesmo do “Esquema expandido do sistema político e intercapitalista do Brasil contemporâneo”.































Na superestrutura, o esquema do sistema político brasileiro não difere muito de outros sistemas políticos na democracia ocidental, onde a financeirização e o poder das corporações cada vez ditam mais o controle sobre o poder político.

Esta dinâmica de cooptação tem como instrumentos/tentáculos - cada vez maior – o uso e a incorporação da força da mídia comercial centralizada (e oligopolizada), assim como do poder da instituição do judiciário em suas diversas escalas e estruturas.

Sabe-se que o Estado seria teoricamente uno. Ou trino se entendido como executivo, legislativo e judiciário. Porém, na prática, eles se portam numa interseção como o esquema tenta mostrar com uma articulação real e maior entre o executivo e legislativo, ficando o judiciário, como uma instituição à parte, em sua condição de árbitro.

A Justiça mesmo sendo parte do Estado, junto com a mídia comercial oligopolizada acabam funcionando como uma espécie de correia de transmissão do poder econômico.

Nesta condição, o sistema judiciário conta sempre com o forte apoio e uso da força da mídia para demandar e legitimar suas posições e decisões que tendem para manter o status quo do poder econômico.

Os casos que se sucedem na conjuntura política brasileira escancara esta forma que aqui se tenta interpretar e realçar, sobre a forma como o poder econômico, as corporações e o sistema financeiro controlam o poder político e o Estado.

Ao contrário do que se tenta induzir à compreensão, a questão não é exclusivamente de ética e/ou de valores. Também não cabe a responsabilização fundamental do poder político e seus agentes, mas da engrenagem como um todo.

E nesta linha há sim um grande – e antigo - debate sobre a quem serve o Estado e como a população, na contemporaneidade, tem espaço para participação nas decisões, para além do antigo modelo de representação política.

Imaginava-se e esperava-se que os instrumentos informacionais de comunicação pudessem permitir à população uma maior participação nas decisões do poder político. Porém, este esquema do sistema político, demonstra como esta perspectiva vem sendo ceifada, através da ampliação dos papéis da mídia comercial e do judiciário, que acabam deformando o que se desejava que fosse uma democracia real.

Em quadros de crise como o atual é indispensável devolver à população o seu poder de decidir, mesmo percebendo que o esquema acima atua, desde o financiamento das campanhas eleitorais para escolha dos representantes, a posterior cooptação dos mandatos, com a compra de decisões, indo até a fiscalização e arbitragens e julgamentos dos conflitos naturais, na disputa pelo poder.

Lutar é indispensável, mas é importante compreender em que limites a luta se situa. Alargar estes limites é parte da luta cotidiana. Sigamos em frente.

PS.: Este texto é apenas uma interpretação. Com ele se pretende ampliar o debate, compreendendo que além do debate é indispensável o movimento e a luta constante e organizada.

NOTICIA QUE ABALOU A VIDA POLÍTICA NO BRASIL- Dono da JBS gravou Temer dando aval para pagar silêncio de Cunha, diz Jornal O Globo


Em negociação para fechar um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República, o dono da JBS Joesley Batista gravou um áudio em que o presidente Michel Temer aparece dando aval para o pagamento de uma mesada ao ex-deputado Eduardo Cunha e ao operador Lúcio Funaro, segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo na tarde desta quarta-feira.
Segundo a reportagem, Temer teria indicado diante de Joesley o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) para solucionar um assunto da J&F (holding que controla a JBS) que não é revelado. Depois, Rocha Loures teria sido filmado recebendo uma mala com 500.000 reais enviada por Joesley.
Ainda de acordo com o jornal, o empresário teria afirmado a Temer que estava pagando a Eduardo Cunha e ao operador Lúcio Funaro uma mesada para eles ficarem calados. Os dois estão presos — Cunha pela Operação Lava Jato; e Funaro pela Operação Sépsis. Diante desta afirmação, Temer teria dito: “Tem que manter isso, viu?”.
 VEJA VÍDEO.